Em bate-papo semanal com a população pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (13), que encaminhará para votação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) projeto de lei que permite ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratarem novos trabalhadores. O subsídio será concedido durante seis meses e beneficiará empresas de comércio e serviços, setores que foram muito afetados pela pandemia da Covid-19.
“Serão 20 mil novos empregos gerados no Ceará, onde o Governo do Estado vai bancar 50% do salário desses trabalhadores. Uma forma de estimular renda, emprego e oportunidades para os nossos irmãos cearenses. Essa tem sido uma das minhas grandes preocupações, além da pandemia e da vacinação. A vacinação é prioridade, porque são vidas salvas, mas outra é gerar emprego e oportunidades”, garantiu Camilo Santana.
De acordo com o governador, a lei estabelece critérios para a política de subsídio, que será desenvolvida por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). “Tem que ser novos empregos, porque a gente quer gerar novos empregos. Também tem um teto de número de pessoas, vai ter toda uma regulamentação”, complementou.
Camilo Santana destacou, ainda, outras ações executadas para o desenvolvimento econômico do Ceará. “Há um esforço muito grande nessa retomada da economia. Outra notícia boa e importante é que, comparando 2020 com 2021, no balanço do período, nós tivemos saldo positivo de abertura de novas empresas no Ceará. Para vocês terem uma ideia, nós crescemos 51% em número de empresas abertas se comparado com o ano passado”, disse.
Em relação ao esforço para atrair investimentos, o governador lembrou que na semana passada foram assinados memorandos com duas empresas para instalação de plantas de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Os projetos vão potencializar o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará.
“A estratégia que estamos apostando no Ceará para o futuro é o Hub de Hidrogênio Verde, que é uma nova fonte de combustível renovável e limpo, para a gente exportar para outros continentes. Aqui nós temos o privilégio de ter a nossa localização, ter vento e energia solar. O futuro será o hidrogênio verde e o Ceará sai na frente”, ressaltou.
Questionado sobre os concursos públicos, o gestor informou que o Estado já abriu quase 10 mil vagas com os concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense do Estado (Pefoce), Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e Funsaúde. Novos concursos serão anunciados em breve, confirmou o governador.
Durante a conversa virtual, Camilo Santana esclareceu que o pagamento do Auxílio Catador tem sido feito regularmente todos os meses. “Nós estamos dando apoio financeiro para esses catadores, estimulando a organização deles em cooperativas e pagando R$275 por mês. Hoje, nós temos quase 2500 catadores sendo beneficiados”.
O governador afirmou que deve anunciar, nos próximos dias, os primeiros cadastros aprovados no programa Ceará Credi.
Respondendo questionamentos sobre a recuperação de estradas em diversas regiões do Estado, Camilo ressaltou que foi lançada, na última quinta-feira (8), a primeira etapa do pacote para recuperar mais de 2 mil km de estradas estaduais. Serão mais de R$ 400 milhões de investimento, beneficiando 109 municípios. As obras já estão em andamento.
Ao enviar abraços para os moradores dos bairros Jacarecanga e Moura Brasil, em Fortaleza, o gestor comentou sobre a obra da Estação das Artes, antiga Estação Ferroviária. “Em toda aquela área haverá um novo espaço turístico e cultural da cidade. Vai ser importante para a comunidade do Moura Brasil, para gerar emprego e oportunidade”.
Sobre o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, o governador explicou que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue trabalhando para viabilizar o funcionamento do equipamento que vai atender os moradores daquela região.
Além disso, os moradores de Caucaia serão beneficiados com a ampliação do abastecimento de água e saneamento básico na sede do município e no Cumbuco, além da duplicação da estrada até a Praia da Tabuba.
Camilo Santana compartilhou que esteve em reunião virtual com governadores, secretários de Estado e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira, para tratar do cronograma de envio das vacinas contra a Covid-19 aos estados por parte do Ministério da Saúde (MS). “A meta é que a gente consiga vacinar todos os cearenses acima de 18 anos até final de agosto e início de setembro”, disse.
Na ocasião, os gestores também discutiram a ampliação dos grupos contemplados no Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Fiz um apelo para o Ministério sobre a importância do PNI aprovar e autorizar que a gente possa vacinar as pessoas que estão abaixo de 18 anos e que tenham comorbidades. É uma prioridade que o ministro se comprometeu que o PNI já está avaliando”.
A expectativa é que novas remessas de vacinas sejam enviadas ao Ceará nos próximos dias, incluindo o primeiro lote da vacina Sputnik V.