O deputado federal Mauro Filho, trouxe à tona uma preocupante prática adotada por algumas instituições bancárias. Segundo o parlamentar, certos bancos estão encaminhando contratos por e-mail aos seus clientes, sugerindo descontos automáticos diretamente de suas contas correntes, poupanças ou salários para quitar faturas não pagas até o vencimento. O cearense usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta semana.
Mauro Filho criticou veementemente essa tática, rotulando-a como absurda e prejudicial aos consumidores, ressaltando a ausência de consentimento explícito e a pressão indevida sobre os correntistas. Atualmente, o parlamentar está analisando meios legais para impedir essa prática abusiva. Ele enfatizou a importância de proteger os consumidores de ações que possam comprometer a administração de suas finanças pessoais sem o devido consentimento.
O deputado está explorando maneiras de combater essa injustiça e planeja debater o assunto para ouvir tanto os consumidores quanto os representantes das instituições bancárias. Além disso, ele está em contato com órgãos de defesa do consumidor para avaliar as medidas cabíveis.
cn7