Voltou a chover no Cariri. A maior chuva foi registrada em Lameiro - Crato, com 127 milímetros. Em Milagres foram 121mm na comunidade de Valdivino e em Barro na comunidade Brejinho foram registrados 110 mm.
As chuvas de ontem prejudicaram ainda mais a malha viária do Cariri. O asfalto que liga Conceição-PB a Milagres-CE cedeu. Com isso dois veículos foram engolidos pela cratera de mais de 5 metros próximo a Ladeira do Machado.
Em Lavras da Mangabeira, o registro oficial da Funceme marca 55 milímetros, chegando em outras localidades ao registro de até 93 milímetros.
Com essas chuvas, o leito do Rio Salgado teve seu volume aumentado. O Salgado continua também recebendo as águas do Açude do Rosário (Quitaiús) que continua sangrando.
A imagem do canal visível do satélite GOES-16, das 8h local, mostra nuvens sobre o Ceará (CE), estando associadas a precipitações as que estão sobre o litoral do estado. A ZCIT, principal sistema indutor de precipitação no norte do Nordeste do Brasil (NEB) no período de fevereiro a maio, está localizada em torno de 1°S.
Para esta segunda (27/03) é esperado condições de céu nublado a parcialmente nublado com eventos de chuvas em todas as macrorregiões, sendo as chuvas mais expressivas no noroeste e sul do CE.
As chuvas devem ocorrer devido formação de às áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e do leste do NEB, além de sistema de brisa e efeitos locais (combinação de temperatura e umidade, além da interação da circulação dos ventos com o relevo).
ZCIT - Zona de Convergência Intertropical: Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
Fonte da imagem: GEMET-FUNCEME