A Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira realizou na manhã desta sexta-feira (15/07) sessão extraordinária para votar em regime de urgência Projetos de atualização salarial para ACS e Agentes de Endemias e Gratificação Extraordinária aos Profissionais de Saúde da atenção básica.
Um dos projetos encaminhados pelo Executivo Municipal local atende o que determinou aprovação de Projeto de Lei n.º 174/22, de iniciativa do executivo federal, que dispõe sobre a remuneração dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Com a aprovação o salário de ambas as categorias passa a ser de R$ 2.424, além de ser concedido o adicional de insalubridade de 20% e uma gratificação de 5%, ambos sobre a remuneração.
Outro projeto de autoria do poder executivo, institui gratificação extraordinária aos profissionais da atenção primária da secretaria municipal de saúde do município.
Os projetos tiveram aprovação unânime.
“Eu como profissional da saúde sempre entendi a importância desses profissionais, não apenas por serem os capilares da saúde, mas o próprio coração, pois atuam naquilo que é mais importante a prevenção e a detecção dos problemas na sua fase inicial”, disse o Vice-Prefeito Dr. Tavinho.
O Prefeito Ronaldo da Madeireira foi a tribuna da casa para expressar sua alegria...
A primeira dama do município Izabely Alencar e a secretária de saúde Dra. Giancarla Queiroz, também participaram da sessão extra.