A cidade de Lavras da Mangabeira, abastecida pela Barragem do Rosário, que sangra desde o dia 02 de Março, está em colapso de abastecimento de água.
As constantes interrupções no abastecimento tem deixado bairros na cidade sem água a mais de 10 dias irritando a população. A Prefeitura de Lavras da Mangabeira tem tentado amenizar o sofrimento das famílias lavrenses que tem se recorrido ao “velho” balde, colocando Carros Pipas para levar água aos bairros da cidade.
Mulher levando água no Balde - Foto Ilustrativa
Os problemas são vários, o maior deles está relacionado com a Quebra na Adutora que liga todo o sistema da Estação de Tratamento de Água - ETA da CAGECE em Quitaius (Distrito) à sede do município passando por algumas comunidades rural que também são abastecidas.
Equipe da CAGECE tentando restaurar vazamento na adutora - Quitaiús
Outro problema tem sido constante no município: quando do concerto da adutora, a água que está sendo enviada as residências, não tem nenhuma condição para uso humano e até animal.
A CAGECE prometeu investir no município de Lavras da Mangabeira em sessenta dias cerca de 2,5 milhões de reais em todo o sistema buscando resolver de forma definitiva a problemática do desabastecimento.
Equipe da CAGECE local restaurando vazamento na adutora
O prazo está se findando (20/03) e até o momento nenhuma ação efetiva foi realizada nesse sentido.
Mulheres levando utensílios domésticos para lavar na Lavanderia Pública (água do Rio Salgado)
O Programa BORA CONVERSAR que vai ao ar todas as quartas-feiras pela LAVRAS CE TV WEB a partir de 7 da noite, apresentou matéria sobre a problemática do desabastecimento de água no município.
Matéria editada no programa BORA CONVERSAR (09/03) - LAVRASCETVWEB
O Governo Municipal de Lavras da Mangabeira já busca solução para o problema, vislumbrando a possibilidade de uma nova empresa da área assumir todo o trabalho de abastecimento de água na cidade, distrito e comunidades em todo o território lavrense, o que pode ocasionar no rompimento de contrato entre Prefeitura de Lavras/CE e a CAGECE.