Dentre os vinte e oito municípios que compõe a região do cariri cearense, Lavras da Mangabeira-CE tem “respirado” mais aliviada quando o assunto é coronavírus. O município está sem registros oficiais de óbitos por COVID-19 a quatro meses.
O último óbito (homem de 75 anos) ocorreu no dia 03 de julho/21. “O fato de o município permanecer quatro meses sem óbitos e quase ZERO notificações da doença não significa que não teremos mais casos de contaminação do vírus, que pode ser “reintroduzido” no município, inclusive com a contaminação de moradores que viajarem para outros lugares, seja a trabalho ou a passeio”, alerta a secretária de saúde do município Giancarla Queiroz.
A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará adverte que os municípios que conseguiram zerar locais devem manter as medidas preventivas contra transmissão da COVID-19, de maneira especial o uso de máscaras, pois o relaxamento dos cuidados poderá permitir o retorno do coronavírus e o surgimento, de novos casos.
No último dia 02 de novembro o governo municipal realizou em praça pública, homenagem as 55 vítimas da doença em Lavras/CE. Familiares receberam flores e palavras de carinho e conforto. Na ocasião, foram plantadas 55 mudas de Ipês nos canteiros da praça e balões brancos foram soltos simbolizando o momento.
“Temos vacina e somente ela (vacina) gera uma imunidade, gera uma barreira, mas sabemos que a vacina não protege 100% (das pessoas) contra a infecção. Então, do mesmo jeito que está tudo bem agora, se houver um relaxamento, uma sensação de que a pandemia acabou, pode piorar novamente, e isso, não queremos”, afirma o prefeito de Lavras da Mangabeira Ronaldo da Madeireira.