No primeiro grupo foram operados 29 pacientes, ficando os 34 restantes para serem operados no final do mês, num total de 53 pacientes.
O objetivo do Mutirão é zerar a fila de espera por cirurgias de catarata em Lavras da Mangabeira, uma demanda reprimida por quase dois anos.
O procedimento é simples, tanto na cirurgia como na recuperação, sendo que o paciente não necessita de internação. Todas as cirurgias são feitas numa pactuação entre Estado e Município.
Para a secretária municipal de Saúde, Giancarla Queiroz, os mutirões ajudam muito a população. “Os mutirões de catarata, assim como de outras cirurgias devem ser incentivados. É um processo dinâmico e ajuda na resolução dos problemas na área da saúde e, é isso, que pretendemos fazer no caso das cirurgias eletivas”.
O Prefeito Ronaldo aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe do Ambulatório de Oftalmologia e para conversar com os pacientes que aguardavam pela cirurgia. “Neste mês estão sendo realizadas 53 cirurgias de catarata, temos ainda várias demandas para cirurgia de pterígio, nossa intenção é aumentar esse número para que possamos atender mais rapidamente essas pessoas que estão há muito tempo na fila”, garantiu.
A reportagem acompanhou o gestor municipal que viu de perto a emoção das pessoas que depois de muito tempo conseguirão restabelecer a visão. “Isto é muito gratificante, esta é a maior recompensa do homem público”, ressaltou O Prefeito Ronaldo da Madeireira.