É na escola pública que o cearense Diogo Martins, de 16 anos, morador de Monsenhor Tabosa, no Sertão dos Crateús, traça os caminhos para realizar sonhos. Ele é um dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Madeiro Dias, que foi inaugurada pela governadora Izolda Cela na manhã desta segunda-feira (26). Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual também inaugurou a pavimentação da CE-467.
“Hoje, tenho as oportunidades que meus pais e avós, que têm raízes no Sertão Central, não tiveram. Na minha escola aprendo tudo que preciso sobre tecnologia, pois é parte do curso que faço hoje, e Medicina, que desejo cursar no Ensino Superior. Tenho certeza que isso será um diferencial para o meu futuro”, projetou Diego, que cursa Desenvolvimento de Sistemas na 1ª série do Ensino Médio.
A governadora Izolda Cela destacou o compromisso para garantir educação de qualidade em tempo integral aos cearenses durante toda a jornada escolar. “Sancionei recentemente uma lei que apoia a universalização do tempo integral em todas as escolas públicas de Ensino Fundamental dos 184 municípios cearenses. Eu fico com muito esperança de que o Ceará siga, com a condução dos professores, transformando as famílias e a sociedade”, afirmou.
Também participaram da solenidade o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; representando a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, a secretária-executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; o prefeito de Monsenhor Tabosa, Francisco Salomão Araújo; e outras autoridades.
A nova unidade de ensino de Monsenhor Tabosa tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas, com oferta de quatro cursos profissionalizantes: Administração, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Finanças.
Para isso, o prédio dispõe de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.
Entre livros e projetos de vida, Rafael Barbosa, 15, também estudante da EEEP Maria Madeiro Dias, fortalece vínculos de amizade. “Eu, que sou autista, me sinto acolhido aqui,. É um lugar onde posso aprender e me expressar”, destacou Rafael, que é da etnia Potiguara.
“Sempre fui aluna da escola pública, então sinto uma alegria gigante em saber que este equipamento está à disposição da população. Esse esforço é para nossos jovens. Investir em educação é mais desenvolvimento”, enfatizou Jucineide Fernandes, secretária-executiva da Secretaria da Educação.
O investimento para construir, equipar e mobiliar a EEEP foi de R$ 13 milhões, com recursos do Governo Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
O prefeito Salomão também falou sobre a importância das obras para o desenvolvimento local. “Quando eu era criança, já se falava da construção da CE-467. Essa entrega realiza o sonho da nossa população. Uma conquista que soma à nova escola. Nós acreditamos que a educação é o meio para transformar a vida do nosso povo. É um lugar para acolher os alunos que são oriundos do Ensino Fundamental”.
Nas EEEPs, na 3ª série do Ensino Médio o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos. No momento, seis mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 18 mil estudantes.
Com 28,8 km, a CE-467 liga a cidade de Monsenhor Tabosa ao distrito de Nossa Senhora do Livramento, em Boa Viagem, no entroncamento da CE-266.
Antes da nova rota asfaltada para Boa Viagem, Monsenhor Tabosa só era acessível pela CE-265, passando por cidades dos Sertões de Crateús como Nova Russas, Tamboril ou Catunda.
Agora, considerando que de Boa Viagem é possível acessar a BR-020, que corta o Ceará, a população de Monsenhor Tabosa pode se deslocar com segurança e conforto para os sertões Central, de Canindé e dos Inhamuns.
Além disso, facilita o escoamento da produção agrícola familiar dos diversos assentamentos existentes ao longo da rodovia e beneficia também os povos Potiguara, Tabajara, Gavião e Tubiba Tapuia.
O agricultor Zé Guerreiro, 49, aprovou o novo caminho. “Olhe, ficou muito boa. Não tem explicação. O trecho que eu fazia em quase 2 horas antes, agora só levo 30 minutos”, pontuou.
A pavimentação, realizada por meio do programação Ceará de Ponta a Ponta, contou com investimento de R$ 26 milhões. O trecho recebeu serviços preliminares, terraplanagem, drenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, proteção ambiental e sinalização vertical e horizontal.