As violências física, patrimonial, sexual, psicológica e moral ainda são realidade para muitas mulheres, apesar do avanço de medidas protetivas e de leis que criminalizam os maus tratos. De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, neste ano, até julho, cerca de 31 mil denúncias de violência doméstica foram registradas – o número pode ser maior, devido às subnotificações.
O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher foi lembrado na última sexta-feira (25). A data objetiva alertar a sociedade sobre os casos, muitas vezes sofridos em silêncio pelas vítimas. Por isso, levar informação para a população é de extrema importância.
O Papo Saúde desta terça-feira (29) abordará o assunto, a partir das 19h30, no perfil oficial da Escola no Instagram. A convidada é a advogada especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos e coordenadora de Projetos do Instituto Maria da Penha, Rose Marques. A mediação é da gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.
O Ligue 180 é um canal de atendimento exclusivo para mulheres em todo o País. Além de receber denúncias de violência, como familiar ou política, o serviço compartilha informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta sobre direitos e legislação vigente. O sigilo é absoluto. A vítima também pode procurar a delegacia local ou ligar para o 190.
Papo Saúde: Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Data: terça-feira (29), a partir das 19h30
Convidada: Rose Marques – advogada especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos e coordenadora de Projetos do Instituto Maria da Penha
Acompanhe no perfil da ESP/CE no Instagram