Com mais uma entrega de notebooks a alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, nesta quarta-feira (22), o Governo do Ceará fecha o calendário premiando quase 22 mil estudantes com um equipamento pelo desempenho acadêmico deles. A solenidade, no Palácio da Abolição, foi comandada pelo governador Camilo Santana e contou com a participação da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.
“Somos de uma geração, eu e a Izolda, que acreditamos que é através da educação que se transforma o mundo. A história mostra que nenhum país cresceu e se desenvolveu com justiça social, com oportunidades, sem ter investido em educação. Dar oportunidade a essas pessoas da escola pública é garantir justiça social, igualdade. No passado, só quem tinha direito a ir a uma universidade era filho de rico. Hoje não, nós estamos mudando essa realidade de jovens de escola pública indo para a faculdade. É isso que nós defendemos”, ressaltou Camilo Santana ao comentar sobre como enxerga o papel da educação como agente transformador de uma sociedade.
O prêmio é uma recompensa pelo desempenho acadêmico dos alunos. A vice-governadora destacou, também, o trabalho que é feito para dar suporte ao esforço e dedicação de cada aluno. “Às vezes a pessoa tem um potencial, mas para que ele possa realizar aquele potencial é preciso ter condição, uma ambiência e uma conjuntura que possibilite, apoie, induza para que aquele potencial se realize. Então ao tempo em que tem todo o esforço e o empenho de vocês, tem também uma rede que a cada dia se fortalece”, enalteceu Izolda, ao falar do trabalho feito pela gestão e por todos os profissionais da Educação.
O investimento nesta leva de notebooks, quando foram adquiridos 10.915 computadores, foi de R$ 20,4 milhões. Outros 10.910 aparelhos foram entregues em evento realizado no último dia 9. Tiveram direito à premiação alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, inclusive os da Educação de Jovens e Adultos do Nível Médio (EJA – Médio). Desde 2016, o Estado já entregou mais de 91 mil notebooks, totalizando um investimento de R$ 110 milhões.
Eliana Estrela ressaltou a força conjunta que há na gestão para levar mais condições aos alunos. “Este é mais um momento importante para nós. Essa premiação é mérito de vocês pelo desempenho, aprendizagem, vontade de estar no dia a dia da escola. Nosso governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela priorizam a educação. E quando eu digo priorizam é exatamente essa valorização de estar juntos olhando para as políticas realmente voltadas à educação, como a conectividade que foi imprescindível nesse momento de pandemia”, disse a secretária da Educação.
Há mais de uma década o Ceará passa por uma revolução na educação. Com planejamento e investimento, o Estado vem colhendo bons resultados na área. No Ideb para o Ensino Médio, o Ceará possui 21 escolas entre as 100 melhores do país. Além disso, das 100 escolas de Ensino Médio com bons resultados de aprendizagem e que atendem alunos com baixo nível socioeconômico, 55 são do Ceará, de acordo com o estudo sobre a qualidade do ensino médio realizado pelas instituições Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA. “Já somos o quarto lugar do Brasil no Ensino Médio, já temos a maior rede de escolas profissionalizantes em tempo integral proporcional do Brasil e alcançamos a nossa meta (50%), que era para 2022”, comemorou Camilo Santana.
A jovem Ana Victória Araújo era uma das agraciadas. Ela concluiu o Ensino Médio ano passado em uma escola na Capital e está buscando entrar no curso superior de jornalismo. Victória era só alegria com o prêmio e disse estar orgulhosa do seu resultado. “Estou me sentindo honrada, né? Pelo prestígio de ter me esforçado para fazer essa prova e ter conseguido o mérito, não só pela nota, mas por realmente ter o reconhecimento da escola pelo meu esforço, por ver todo o trabalho da escola realmente fazer com que aquilo valesse a pena demais”, enfatizou.
Questionada se tivesse a oportunidade de mandar um recado para os estudantes da rede pública estadual, ela não titubeou: “Estudar. Bem simples e objetivo. Que eles estudem bastante, que não percam o foco, que realmente busquem a área profissional que eles sempre sonharam, porque vai valer a pena”.
Outro jovem premiado foi Gustavo Batista, que estudou em uma escola do distrito de Monte Sion, em Parambu. Na visão dele, a iniciativa vai muito além de premiar os estudantes que já saíram da escola. Ela serve também para fomentar a força de vontade nos que ainda estão no Ensino Médio. “Serve de incentivo para os alunos que estão agora no Ensino Médio. Mesmo a gente sendo de escola do interior, que muitas vezes é vista com maus olhos, a gente conseguiu estar aqui onde os da Capital também estão”, disse o jovem, que atualmente cursa Biologia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Tauá.