Para reforçar ainda mais a área da Segurança Pública, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (5), a nomeação de 247 oficiais que irão compor os quadros da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A assinatura aconteceu durante a conversa semanal com a população por meio das redes sociais. O investimento para aumentar o efetivo com esses novos oficiais será de mais de R$ 35 milhões por ano.
De 2015 até o momento, o Governo do Ceará reforçou o efetivo com a nomeação de 11 mil profissionais de segurança pública, considerando os policiais militares, civis e penais, além de bombeiros militares e profissionais da Perícia Forense e Sistema Socioeducativo.
“Esse é o governo que mais convocou e mais realizou concursos públicos para contratar profissionais de segurança pública nesses seis anos, 9 meses e 5 dias de governo. Eu desafio um governo no Brasil, hoje, que tem investido mais em segurança pública como o Ceará tem feito não só em equipamento e estrutura, mas também nas pessoas, que para mim o mais importante é termos o reconhecimento. Lembro que Ceará tem a maior e melhor lei [de promoção] no Brasil”, garantiu Camilo Santana, informando que a cerimônia de posse será divulgada em breve.
Para além do reforço da segurança pública, existe a política de prevenção como estratégia do Estado para dar mais tranquilidade aos cearenses. Para isso, são desenvolvidas iniciativas como a ampliação de escolas em tempo integral e areninhas.
Ao responder a internauta Manuele Silva, de Quixadá, o governador garantiu que as inscrições para o Programa CNH Popular, do Governo do Ceará, serão iniciadas neste mês de outubro. “Até o dia 15 de outubro, a gente vai lançar. Lembrando que serão 20 mil novas carteiras populares disponíveis a partir deste mês para todo o Ceará”.
Durante a live, Camilo Santana afirmou que o Ceará está preparado para receber investidores e investimentos, sendo o líder do Nordeste no ranking de competitividade divulgado pelo Centro de Liderança Pública. Camilo também falou sobre o bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, que fechou em 18,3% no 2º trimestre de 2021, superando o resultado nacional e previsão para este ano.
Nesse sentido, o chefe do Executivo participou de reunião em Brasília, nessa segunda-feira (4), com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, para prospectar financiamentos que viabilizem os programas e ações nas áreas de segurança, infraestrutura e conectividade.
No bate-papo, também foram pontuados os investimentos que grandes indústrias têm feito no estado. O primeiro citado foi o da cearense Betânia, maior Indústria de Lácteos do Nordeste, que inaugurou nesta terça-feira (5) uma nova fábrica em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. Com investimento de mais de R$ 70 milhões, o empreendimento tem uma área de mais de 5 mil m², com capacidade de processamento de 200 mil litros de leite por dia e produzirá leite em pó e leite condensado. “Essa planta que visitamos em Morada Nova é a maior do Norte e Nordeste brasileiro. Portanto, muito orgulho para nós. Essa tem sido a nossa luta, trazer mais empregos e gerar oportunidades”, afirmou Camilo.
Além disso, a região do Vale do Jaguaribe será contemplada com uma Central de Abastecimento (Ceasa), Hospital e Aeroporto regionais, a serem entregues pelo Governo do Ceará.
Outro investimento comentado foi o da ampliação da fábrica da Grendene no município de Crato, com previsão de implantação para 2022. O Ceará é, atualmente, o segundo maior empregador da cadeia calçadista do Brasil e o primeiro da região Nordeste. A expansão da empresa deve gerar mil novos empregos até 2023.
Camilo Santana detalhou a agenda realizada no Cariri na semana passada para inaugurar equipamentos, vistoriar obras públicas e anunciar mais investimentos nos municípios de Missão Velha, Mauriti, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.