Antes mesmo de registrar a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia que assola o Mundo, o Governo do Ceará já trabalhava para preparar a rede estadual de saúde para o que se aproximava e estudava medidas que pudessem ajudar os diversos segmentos da sociedade durante este período.
Abaixo, tenha acesso à lista de iniciativas adotadas pelo Estado no combate ao coronavírus no Ceará dividida por áreas.
~》◇《~
Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará neste sábado (14) e serão utilizadas para avançar na aplicação de primeira (D1) e segunda (D2) doses. O primeiro, com 182.520 doses da Pfizer/BioNTech, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 10h30. Mais tarde, por volta das 12h30, foram recebidas mais 108.400 doses da CoronaVac/Butantan. Totalizando 290.920 doses, os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios cearenses.
O Ceará recebeu nesta sexta-feira (13) mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19. O primeiro, com 140.360 doses da CoronaVac/Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 12 horas. Mais tarde, por volta das 15h30, foram recebidas mais 88.920 doses da Pfizer/BioNTech. Totalizando 229.280 doses, os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios.
Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará na noite dessa quarta-feira (11). O primeiro, com 54.990 doses da Pfizer/BioNTech, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, pouco depois das 19 horas. Mais tarde, por volta das 22h, foram recebidas 43.000 doses da Oxford/AstraZeneca. Os imunobiológicos estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), de onde são organizadas as proporções distribuídas a cada município cearense.
O Governo do Ceará, representado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), teve acatado pela Justiça Federal o pedido para adoção de medidas para impedir a propagação de variantes do coronavírus pelo fluxo de viajantes, exigindo comprovação de exames ou vacinação antes do embarque aéreo.
Prospecção de empresas na área automobilística, tecnologia, energia, contatos institucionais, assinaturas de protocolos de intenção, reuniões com laboratório de vacinas e de fabricantes de produtos de saúde, como farmacêuticos, equipamentos hospitalares, além de contatos diplomáticos e com bancos de fomento compuseram o conjunto de ações da agenda da Missão à China 2021 do Governo do Ceará. Mesmo na pandemia, o Estado, com segurança, foi arrojado e desbravou fronteiras para garantir vacinas e fazer contatos internacionais.
Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará nesta segunda-feira (9). O primeiro, com 73.800 doses da CoronaVac/Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 17 horas. Mais tarde, por volta das 23h, foram recebidas 154.440 doses da Pfizer/BioNTech. Os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 foram recebidas pelo Ceará na noite dessa sexta-feira (6). Às 22 horas, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 175.500 doses da Pfizer/BioNTech e 4.500 doses da Janssen/Johnson & Johnson.
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (6), que vai manter as medidas do atual decreto por mais 15 dias. Em deliberação do Comitê de enfrentamento à Covid-19, a decisão foi tomada em razão dos casos da variante delta confirmados no Ceará. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).
~》◇《~
O Governo do Ceará, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ingressou na Justiça como co-autor da ação civil pública (ACP) que reivindica à União equidade no envio de vacinas, ao lado dos Ministérios Públicos do Estado do Ceará (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), autores originais da demanda.
~》◇《~
A pandemia de Covid-19 impôs desafios para as mais diversas áreas. Para a Saúde, no entanto, que ainda está na linha de frente contra um vírus que continua preocupando o mundo, o contexto pandêmico trouxe mais reveses. Em um cenário repleto de adversidades, em que estratégias precisaram ser adotadas em um curto período de tempo para conter o avanço da doença, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) precisou traçar um planejamento que mantivesse a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sem escantear o incentivo e a valorização de profissionais.
~》◇《~
Nesta quinta-feira, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, data em que se celebra também o aniversário de Oswaldo Cruz, o Governo do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) selaram acordo de cooperação para desenvolvimento e produção da vacina cearense contra a Covid-19. O governador, Camilo Santana, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, assinaram o documento com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
~》◇《~
O Ceará recebeu nesta quarta-feira (4) duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Às 12h, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 61.600 doses da CoronaVac/Butantan. Mais tarde, pouco depois das 19h, foi a vez de receber mais 114.600 doses da Pfizer/BioNTech, totalizando 176.200 vacinas contra a Covid. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.
~》◇《~
A variante Delta do coronavírus foi confirmada em mais dois cearenses que desembarcaram recentemente no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Desta forma, o Centro de Testagem de Viajantes, montado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para reforçar a barreira sanitária do Estado, contabiliza seis casos (todos oriundos do Rio de Janeiro) da cepa que inspira maior preocupação neste momento da pandemia. Os dois passageiros vieram da capital fluminense em diferentes voos do dia 23 de julho, um deles com escala em Guarulhos. Na semana passada, outros quatro casos haviam sido identificados.
~》◇《~
Nova remessa de vacinas contra a Covid-19 desembarcou, na manhã deste sábado (31), no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Às 10h30, chegaram 173.160 doses da Pfizer/BioNTech. Ao meio-dia, 143.200 doses da CoronaVac/Butantan. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.
~》◇《~
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que quatro exames RT-PCR realizados no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, analisados pela Rede de Vigilância Genômica, foram identificados como variante Delta do coronavírus. As análises foram feitas de forma conjunta pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) – os dois últimos são equipamentos da Sesa.
~》◇《~
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) segue com pesquisas científicas para contribuir, cada vez mais, no combate à Covid-19. Desta vez, o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM/Uece) desenvolveu teste rápido e de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2, a partir da saliva ou de secreções nasais. O resultado do teste sai entre três e cinco minutos.